Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

17 de abr de 2011

Celebração do Domingo de Ramos


"Jesus entra em Jerusalém, e nós queremos segui-lo com os ramos nas mãos." Com a liturgia do Domingo de Ramos, abrimos a Semana Santa, centro do grande acontecimento da nossa fé: o mistério da morte, paixão e ressurreição de Jesus Cristo.
Na Paróquia de São José, Carnaúba dos Dantas, às 08h30min houve a celebração da Santa Missa, no Monte do Galo, com procissão de ramos. À noite, às 19 horas, aconteceu a bênção dos ramos, na Praça São José e, após, os presentes caminharam em procissão até a Matriz, onde foi celebrada a Missa do Domingo de Ramos.


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA EM CARNAÚBA DOS DANTAS

As celebrações na Semana Santa começam na segunda-feira à noite, com celebração penitencial, no Povoado Ermo. Na terça-feira à noite será realizada a celebração penitencial na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Monte do Galo, e na quarta-feira, após o Terço dos Homens, teremos celebração penitencial na Matriz de São José.

Na quinta-feira, às 17 horas, os fiéis participam da Missa da Ceia do Senhor, em que será relembrada a instituição da Eucaristia e do sacerdócio feita por Jesus Cristo. Essa celebração dá início ao Tríduo Pascal e relembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos apóstolos. Após a missa, iniciar-se-á a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que ocorrerá até a meia-noite da quinta-feira, continuando na manhã da sexta-feira Santa. Às 15 horas da sexta-feira, teremos a celebração da adoração da cruz, tanto no Monte do Galo como na Matriz de São José. No Monte, após a celebração, acontecerá a encenação da Paixão de Cristo, como ocorre todos os anos. A partir das 22 horas do Sábado Santo, os católicos participam da Missa da Vígilia Pascal. Essa celebração terá início com a benção do fogo e a consagração do Círio Pascal, um tipo de vela que tem em sua cera incrustado cinco cravos de incenso simbolizando as cinco chagas de Jesus.

No domingo, a Igreja celebra o Dia da Ressurreição de Cristo. Nesse dia, as celebrações dominicais serão realizadas no Monte do Galo, às 08h30min, e na Matriz de São José, às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário