Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

22 de fev de 2011

Pastoral da Criança em ação







A Pastoral da Criança consiste na organização da comunidade e na capacitação dos líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar entre 10 e 15 crianças vizinhas, em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, para que elas se tornem sujeitos de sua própria transformação pessoal e social. O instrumento fundamental dessa estratégia é a formação de uma rede solidária de apoio às famílias mais pobres, em especial às mães ou aos responsáveis pelas crianças. Essa rede é formada pelos líderes, outras pessoas da comunidade e pelas próprias famílias acompanhadas. É uma grande rede de multiplicação do saber e da solidariedade!

Sabe-se que a maior parte dos problemas de saúde podem ser solucionados na família e na comunidade desde que as pessoas aprendam a identificar as doenças e a procurar os recursos o mais cedo possível. Para tanto, a educação para a saúde é essencial, pois torna o indivíduo ator dos cuidados com a sua própria vida, conseqüentemente melhorando a saúde de sua família e de sua comunidade.

As ações desenvolvidas compõem um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focalizadas na capacitação das famílias para os cuidados com a criança. O processo e o impacto desse trabalho podem ser mensurados pelos indicadores de saúde e de educação.

Pensando nisso a pastoral da criança em nossa cidade, realizou no último dia 17 de fevereiro na Rua Pedro Alexandre, a celebração da vida da comunidade MENINO JESUS DE PRAGA. Todos vibraram com a presença da enfermeira EVELINE, que muito ajudou palestrando sobre a prevenção do mosquito da dengue. Na ocasião pode-se contar com a participação de 80 pessoas principalmente mães e crianças, incluindo um lindo momento de oração, lembrando sempre as mães que a fé e a ação andam sempre juntas.

Deseja ser um voluntário da PASTORAL DA CRIANÇA?

JUNTE-SE A NÓS .