Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

23 de nov de 2009

Missa de Cura e Libertação

Juventude é prioridade da Diocese de Caicó em 2010

Nos dias 13 e 14 de novembro aconteceu no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó, a Assembléia Diocesana de Pastoral. Estiveram presentes o Bispo Diocesano D. Delson, Padres, Representantes de casas religiosas, coordenadores de comissões, coordenador das Santas Missões Populares e da Missão Jovem nas Paróquias.
A assessoria da Assembleia esteve sob a responsabilidade do Pe. Sávio, representante da Comissão Juventude da CNBB que tratou durante toda a sexta-feira de assuntos referentes a prioridade da Diocese para o ano de 2010: Juventude. O dia terminou com a celebração da Santa Missa.
No sábado, dia 14, além das explanações do Pe. Sávio foi realizada a avaliação da caminhada da diocese no ano de 2009 por zonal, propostas para o ano de 2010 e organização do calendário diocesano. Nesse mesmo dia foi criado o SETOR DIOCESANO DE JUVENTUDE, para a formação do setor, cada zonal se reuniu para escolher um jovem para representá-lo.
Assim foram escolhidos:Zonal I: Tiago (Paróquia de Sant´Ana – Caicó)Zonal II: Isaias (Paróquia de São Sebastião – Florânia)Zonal III: Túlio (Paróquia de Nossa Senhora da Guia – Acari)Zonal IV: Cleane (Paróquia de São João Batista – São João do Sabugi)Zonal V: Diógenes (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Jardim do Seridó)
O Pe. Sávio antes de terminar a Assembléia falou sobre o Seminário Nacional para Juventude que acontecerá em São Paulo e comunicou que a CNBB estava oferecendo a Diocese de Caicó uma vaga para participar deste evento, com todas as despesas pagas.
Após o término da Assembléia, Dom Delson reuniu os cinco jovens representantes dos zonais para escolher um entre eles para participar do Seminário nacional que lembrará os 30 anos da Conferência de Puebla promovendo um seminário com o tema: “De Puebla a Aparecida: como a Igreja está acolhendo os jovens?” O jovem escolhido foi Isaías da cidade de Florânia
O Seminário Nacional sobre os 30 anos da Conferência de Puebla será realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2009 em Vargem Grande Paulista - SP e refletirá sobre a opção preferencial que Igreja faz pelos jovens em vista de sua missão evangelizadora no Continente.
O Seminário possibilita contextualizar o caminho de 30 anos da opção pelos jovens e empobrecidos do Continente; identificar e atualizar a proposta no contexto do cenário eclesial e social hoje, refletindo como a Igreja está acolhendo os jovens.
A Diocese de Caicó viverá em 2010 o Ano da Juventude, entre os eventos diocesanos que serão realizados, destacamos a Abertura do Ano da Juventude, Caminhada Jovem e Congresso da Juventude.
Peçamos o Dom do discernimento para que sejamos protagonistas de nossa caminhada no ano de 2010.

REFLEXÃO DO DIA - Segunda-Feira 23/11

Erguendo os olhos, Jesus viu pessoas ricas que depositavam ofertas no Tesouro do Templo. Viu também uma viúva pobre que depositou duas pequenas moedas. Então disse: «Eu garanto a vocês: essa viúva pobre depositou mais do que todos. Pois todos os outros depositaram do que estava sobrando para eles. Mas a viúva, na sua pobreza, depositou tudo o que possuía para viver.» (Lc 21, 1-4)
Muitas vezes somos injustos com as pessoas porque fazemos do elemento quantitativo a principal fonte dos nossos juízos e das nossas decisões em relação a elas. Assumindo os critérios do mundo, o número cada vez mais torna-se o principal critério para a nossa avaliação. Jesus nos mostra que diante de Deus, devemos pensar de forma diferente. Não é o quanto foi dado que manifesta a generosidade da pessoa, mas o como, o porquê e o significado da quantia que são realmente importantes, pois nos revela o relacionamento da pessoa com Deus e o seu envolvimento com ele
Fonte: CNBB