Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

15 de set de 2010

JORNAL KYRIE - Mês de Setembro/2010



Clique sobre as imagens para ampliá-las

Mensagem Final da 45ª Assembleia Pastoral Regional NE2

“Estai sempre prontos a dar a razão da vossa esperança” (1 Pd 3,15b)



A 45ª Assembleia Pastoral Regional NE 2, realizada de 9 a 12 de setembro, em Jaboatão dos Guararapes (PE), aprofundou a temática: “Na tríplice missão da Igreja: a Liturgia – Celebrar a vida e a missão em comunidade”.
Na presente mudança de época, muitos valores humanos e cristãos são relativizados e preteridos, embora reconheçamos o surgimento de novos valores. Inúmeras pessoas, mesmo se identificando como cristãs, enfrentam a crise de valores e outros desafios existenciais. Falta-lhes a iniciação à fé, entendida como um processo de conversão e de compromisso cristão.
Dando continuidade à caminhada missionária desenvolvida pelas Dioceses do Regional NE 2, a exemplo das Santas Missões Populares, priorizamos a formação dos fiéis cristãos, leigos e leigas. No centro, colocamos a Palavra de Deus, porquanto a iluminação bíblico-catequética é a alma da vida e da missão evangelizadora da Igreja!
Por essa razão, voltamo-nos às pessoas e famílias não suficientemente evangelizadas, orientando-as para a comunidade cristã, comprometendo-nos a percorrer, juntos, um caminho de permanente conversão e compromisso com Jesus Cristo em sua Igreja, a serviço da vida, na construção do seu Reino.
Seguindo as orientações do Concílio Vaticano II, cujo cinquentenário será celebrado proximamente, a Igreja resgatou o Catecumenato, como Caminho da Iniciação à Fé, com o objetivo de atender não somente aos candidatos que procuram o batismo, como também àqueles já batizados que, entretanto, não tiveram a oportunidade de fazer a experiência de discipulado e inserção na comunidade cristã.
O Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA) propõe um itinerário de fé do catecúmeno que se apresenta para tornar-se discípulo de Jesus Cristo. Por isso é indispensável formular um “itinerário catecumenal” para as nossas Igrejas particulares, em conformidade com as orientações da CNBB, em seu precioso estudo “Iniciação à Vida Cristã - um processo de inspiração catecumenal” (Estudos da CNBB, 97).
Esse itinerário, em sua organização e metodologia, será oportunamente formulado pelo Conselho Episcopal Pastoral do Regional NE 2 com os Coordenadores Pastorais Diocesanos.
Pareceu-nos bem, ao Espírito Santo e a nós, (cf. At 15,28) assumir o Catecumenato em nossas Igrejas Particulares, ouvindo o clamor do Senhor: “Converte-te e volta à tua prática inicial” (Ap 2,5).
Seguindo esse Caminho, estaremos cumprindo melhor a nossa missão de evangelizar, contribuindo, significativamente, para a formação de verdadeiros “discípulos missionários de Jesus Cristo para que Nele todos tenham vida”.

Jaboatão dos Guararapes, 12 de Setembro de 2010.