Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

27 de jan de 2011

Sacramento da Reconciliação



Hoje na Paróquia de São José durante todo o dia o Padre Valdir Waldik pároco de nossa cidade estará confessando na Igreja Matriz.

Se você ainda não veio e/ou está em dúvida ai vai 10 dicas para você entender um pouco mais sobre o Sacramento da Reconciliação.

1. O QUE É A CONFISSÃO?

Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação.

2. QUEM INSTITUIU O SACRAMENTO DA CONFISSÃO OU PENITÊNCIA?

O sacramento da Penitência foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo nos ensina o Evangelho de São João: "Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 22-23).

3. POR QUE ME CONFESSAR E PEDIR O PERDÃO PARA UM HOMEM IGUAL A MIM?

Só Deus perdoa os pecados. O Padre, mesmo sendo um homem sujeito às fraquezas como outros homens, está ali em nome de Deus e da Igreja para absolver os pecados. Ele é o ministro do perdão, isto é, o intermediário ou instrumento do perdão de Deus, como os pais são instrumentos de Deus para transmitir a vida a seus filhos; e como o médico é um instrumento para restituir a saúde física, etc.

4. OS PADRES E BISPOS TAMBÉM SE CONFESSAM?

Sim, obedientes aos ensinamentos de Cristo e da Igreja, todos os Padres, Bispos e mesmo o Papa se confessam com frequência, conforme o mandamento: "Confessai os vossos pecados uns aos outros" (Tg 5,16 ).

5. COMO DEVE SER A CONFISSÃO?

Diga o tempo transcorrido desde a última confissão. Acuse (diga) seus pecados com clareza, primeiro os mais graves, depois os mais leves. Fale resumidamente, mas sem omitir o necessário. Devemos confessar os nossos pecados e não os dos outros. Porém, se participamos ou facilitamos de alguma forma o pecado alheio, também cometemos um pecado e devemos confessá-lo (por exemplo, se aconselhamos ou facilitamos alguém a praticar um aborto, somos tão culpados como quem cometeu o aborto).

6. O QUE PENSAR DA CONFISSÃO FEITA SEM ARREPENDIMENTO OU SEM PROPÓSITO DE CONVERSÃO, OU SEJA, SÓ PARA "DESCARREGAR" UM POUCO OS PECADOS?

Além de ser uma confissão totalmente sem valor, é uma grave ofensa à Misericórdia Divina. Quem a pratica comete um pecado grave de sacrilégio.

7. QUE PECADOS SOMOS OBRIGADOS A CONFESSAR?

Somos obrigados a confessar todos os pecados graves (mortais). Mas é aconselhável também confessar os pecados leves (veniais) para exercitar a virtude da humildade.

8. A CONFISSÃO É OBRIGATÓRIA?

O católico deve confessar-se no mínimo uma vez por ano, ao menos a fim de se preparar para a Páscoa. Mas somos também obrigados toda vez que cometemos um pecado mortal.

9 QUAIS OS FRUTOS DE SE CONFESSAR CONSTANTEMENTE?

Toda confissão apaga completamente nossos pecados, até mesmo aqueles que tenhamos esquecido. E nos dá a graça santificante, tornando-nos naquele instante uma pessoa santa. Tranquilidade de consciência, consolo espiritual. Aumenta nossos méritos diante do Criador. Diminui a influência do demônio em nossa vida. Faz criar gosto pelas coisas do alto. Exercita-nos na humildade e nos faz crescer em todas as virtudes.

10. O QUE SIGNIFICA A PENITÊNCIA DADA NO FINAL DA CONFISSÃO?

A penitência proposta no fim da confissão não é um castigo; mas antes uma expressão de alegria pelo perdão celebrado.

Padre Wagner Augusto Portugal

Acampamento de Férias Shalom





Nos dias de 15 a 20 de janeiro os jovens Rafael, Woney,Glaube,Aparecida e Geysa Sarah,vivenciaram aquilo que para muitos poderia ser apenas umas férias diferentes mais para Deus era a oportunidade de atraí-los mais um vez para o amor.
Uma experiência radical, diferente e única é com o Projeto Juventude para Jesus no Acamp´s 2011. Esse evento é para JOVENS que desejam descobrir o verdadeiro significado da liberdade, amor e felicidade! Para participar, o primeiro passo é a VONTADE. Segundo a CORAGEM e terceiro é FAZER ACONTECER.

É um desafio deixar sua cama confortável e ir fazer parte dessa aventura que num fim é recompensada com muitas graças.
O acamp´s é um evento multiforme, onde acontecem atividades de lazer, cursos formativos, seminário de vida no Espírito Santo, Celebração Eucarística, noites de fraternidade, cinco dias de lazer, shows, teatro, esporte, oração, aprendizado, novas amizades e experiências inesquecíveis e o mais importante: descobrir que para ser de Deus não é necessário deixar de ser jovem!

O Acampamento de Jovens é um evento promovido pelo Projeto Juventude para Jesus da Comunidade Católica Shalom que tem como objetivo a Evangelização e uma opção sadia de lazer e entretenimento para a Juventude. O evento aconteceu em São José do Mipubi no Mar Dunas.