Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

24 de out de 2010

Batizados






Na tarde deste domingo (24/10), 12 crianças foram levadas por seus pais e padrinhos para receberem o Sacramento do Batismo, pelas mãos do Pe. João Paulo.
O Batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós. O batismo, porta da vida e do Reino, é o primeiro sacramento da nova Lei, que Cristo instituiu para que todos pudessem alcançar a vida eterna e, em seguida, confiou à sua Igreja juntamente com o Evangelho, quando ordenou aos apóstolos: "Ide e ensinai a todos os povos; batizai-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".
"Em verdade, em verdade te digo, que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino dos céus" (João 3,5).

Mãe das Vitórias, ensinai-nos a evangelizar os nossos jovens...


Ontem (23/10) vivemos a 8ª Novena da festa de N. Sra. das Vitórias. A novena, patrocinada pela Comunidade São José I e pela ARCA, contou com a presença de um grande número de devotos da Mãe das Vitórias. O pregador da noite foi o Seminarista Paulo, que de forma bastante segura falou sobre os caminhos para a evangelização dos jovens, baseado no Evangelho de São Lucas, capítulo 12, onde a Palavra nos diz que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, quando o Senhor olha com tanto zelo para todos os seres por Ele criados.
Ao final, houve uma bonita apresentação feita por jovens carnaubenses que residem fora e por coroinhas da paróquia.
Na novena também estava presente o Pe. Henock Demétrio.

Carnaubenses ausentes prestigiam a festa de outubro

Mais uma vez Carnaúba recepciona seus filhos ausentes que aqui vêm por ocasião da Festa em honra a Nossa Senhora das Vitórias. A acolhida aos carnaubenses ausentes aconteceu ontem (23/10), iniciando o dia com um café da manhã oferecido pelos filhos de Tonheca e Naninha (in memorian), no Sítio CARDAN. A recepção contou com a presença do Prefeito e Vice-Prefeito, da Filarmônica 11 de Dezembro, de motoqueiros de nossa cidade, de um grupo de cavaleiros daqui e de cidades circunvizinhas, além de amigos da família CARDAN. Após o café, os carnaubenses seguiram até a Matriz de São José, onde lá foram recebidos pela comunidade, por Pe. João Paulo, além de autoridades locais e da Fanfarra Clívia Marinho Lopes.
Para abrilhantar mais ainda a festa, aconteceu na frente da Matriz – de sexta-feira até a manhã deste domingo – uma exposição de veículos raros, o 1º Encontro de Carros Antigos em Carnaúba dos Dantas, uma iniciativa de Dona Titi Dantas, Pesidente da ARCA, e de seus filhos Neto, Jarbas e Pedro Cavalcanti.
A “noite dos carnaubenses ausentes” é uma iniciativa da ARCA – Associação Recreativa dos Carnaubenses Ausentes, cuja história você pode comprovar no site http://www.arcacdantas.com.br/

Lançamento dos livros de Helder Macedo e Isabel Dantas


Aconteceu ontem, 23 de outubro de 2010, após a novena da Festa de Nossa Senhora das Vitórias, à noite, o lançamento dos livros Carnaúba dos Dantas: raízes, fragmentos e história, de Helder Macedo e Do monte à rua: cenas da festa de Nossa Senhora das Vitórias, de Maria Isabel Dantas. A noite de autógrafos foi brindada com a presença de cerca de duzentas pessoas e regada ao som das inusitadas chuvas torrenciais do mês de outubro.
A noite de autógrafos, onde estiveram presentes carnaubenses ausentes e presentes, seridoenses, norteriograndenses e indivíduos de outros estados, transcorreu no plenário do Centro Pastoral Dom José Adelino Dantas, localizado atrás da Igreja Matriz de São José. Os trabalhos foram conduzidos pelo Prof. Pádua, esposo da Profª Isabel Dantas. O Prefeito Municipal, Alexandre Dantas de Medeiros, proferiu as palavras de abertura, saudando os dois autores da terra e cumprimentando suas famílias, ao afirmar que a publicação dos dois livros era um presente para Carnaúba dos Dantas. Logo após o padre João Paulo Pereira de Araújo usou da palavra e saudou os dois autores, enfatizando a relação que existe entre o centenário do bispo dom José Adelino Dantas e a produção dos dois livros sobre a memória e a história de Carnaúba dos Dantas.
Em seguida o historiador Helder Macedo fez a sua saudação à Profª Isabel Dantas, congratulando-se pelo lançamento do seu livro sobre o Monte do Galo, que, segundo o autor, é o mais belo e precioso livro escrito, até hoje, sobre o tema. Para ler a saudação, clique aqui. Dando prosseguimento, Isabel Dantas – que os carnaubenses conhecem carinhosamente como Bezinha de Oláu – fez a sua saudação a Helder Macedo, reconhecendo a importância de seu livro para a preservação da memória e construção da história local. Após as saudações, foi servido um coquetel para os presentes, enquanto os dois autores autografavam seus livros.
Os autores agradecem aos carnaubenses ausentes e presentes que prestigiaram o evento; à Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, na pessoa do Prefeito Alexandre Dantas de Medeiros; à Paróquia de São José, na pessoa do padre João Paulo Araújo; ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; à família de Oláu Araújo e Angelita; à família de Arnor Macedo e Helenice de Gambão; à Associação Desidéria Dantas Pedrosa, na pessoa de Maria Desidéria de Medeiros; à Associação dos Moradores de Carnaúba dos Dantas, na pessoa de Ana Maria (Ana de Silvério); ao casal Tarcísio e Helena de Altamira; ao Srs. Antonio Felinto Dantas e Pedro Arbués Dantas (in memorian), que contribuíram de maneira capital para suas pesquisas; ao Monte do Galo e a todos os devotos de Santa Vitória.
Fonte: heldermacedox.wordpress.com

* Maiores informações acerca dos livros e do historiador e escritor Helder Macedo no blog http://heldermacedox.wordpress.com/