Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

29 de nov de 2009

Primeira Eucaristia

Foi realizada ontem (28/11/09), na Matriz de São José, a celebração da Primeira Eucaristia das crianças preparadas pela equipe de catequistas da Paróquia.
Cerca de 70 crianças, depois de dois anos de preparação, receberam pela primeira vez o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. A partir desse momento essas crianças serão introduzidas nesse mistério de amor, que é o encontro com Jesus vivo na Eucaristia.
Agradecemos a equipe de catequistas que esteve à frente desse momento grandioso, pedindo ao Senhor que abençoe a todos.

1º DOMINGO DO ADVENTO - Início do Ano C


Quando se aproxima uma visita esperada, a maioria das pessoas não dorme muito bem. Quando a visita é temida, as pessoas ficam inquietas. Quando é desejada, ficam agitadas ... Porém, há uma diferença: a tensão do medo paralisa, a tensão do desejo desperta a criatividade.
O evangelho de hoje alude às duas atitudes. Anuncia cataclismos cósmicos, que encherão os homens de medo (Lc 21,26). Mas para os cristãos tudo isso significa: "Coragem: vossa salvação chegou!" (21,28). Por isso, o cristão vive à espera "daquele dia" num espírito de "sóbria ebriedade", fazendo coisas que ninguém faria, mas sabendo muito bem por quê.
a liturgia de hoje nos ensina o dinamismo do crescimento cristão, com vistas ao reencontro definitivo com nosso Senhor. Desde o primeiro domingo, marca a existência cristã com este sentido.

Evangelho: Lucas 21, 25-28.34-36
«Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E na terra, as nações cairão no desespero, apavoradas com o barulho do mar e das ondas. Os homens desmaiarão de medo e ansiedade, pelo que vai acontecer ao universo, porque os poderes do espaço ficarão abalados. Então eles verão o Filho do Homem vindo sobre uma nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima. Tomem cuidado para que os corações de vocês não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vocês. Pois esse dia cairá, como armadilha, sobre todos aqueles que habitam a face de toda a terra. Fiquem atentos, e rezem todo o tempo, a fim de terem força para escapar de tudo o que deve acontecer, e para ficarem de pé diante do Filho do Homem.»

1º DOMINGO DO ADVENTO - Acende-se a primeira vela

A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

Oração
A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!