Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

24 de fev de 2010

CNBB lança blog na internet

Entrou no ar na terça-feira, 23/02, o blog da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atendendo ao pedido do papa Bento XVI, que na sua mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais escreveu que a Igreja deve usar dos “novos meios de comunicação a serviço da Palavra”, a página tem por objetivo complementar o site da Conferência, por meio de notícias, vídeos, áudios, fotos e pequenos posts (comentários). Assim como as outras mídias sociais já existentes: Twitter, Youtube, Flickr e Facebook, queremos, por meio dessa nova presença da CNBB na internet, dar mais dinamicidade e agilidade à nossa comunicação.
De acordo com o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a CNBB vem aumentando seu nicho de informações na internet e o blog vem para dar mais força a essa presença. “Cada vez mais nosso site tem que se aperfeiçoar. Já estamos no Twitter, no Youtube, Facebook, Flickr e, agora, o próximo passo é o nosso blog. Eu espero que essa nova presença complemente as outras mídias já existentes para que a CNBB se comunique de forma mais objetiva. Em breve também vamos criar o blog da Missão Continental para que cresçamos ainda mais com essa presença através das novas tecnologias a serviço do Reino de Deus”, sublinhou dom Dimas.
O assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins Dias, encara a presença da Conferência dos Bispos, na blogosfera, como mais uma alternativa de comunicação para ampliar a presença da CNBB através das novas tecnologias de informação. “O blog representa mais uma alternativa de comunicação de que a CNBB se serve a partir desse universo oferecido pelas novas tecnologias. Ele representa, portanto, o esforço da Igreja chegar de maneira mais ampla possível a todas as pessoas”.
Um dos diferenciais do blog é a publicação de notícias mais objetivas destacando os últimos vídeos e áudios produzidos pela assessoria de imprensa, como também imagens de eventos além de possibilitar aos internautas comentarem os posts, com moderação do administrador. Outra novidade é que os leitores poderão também seguir o blog da CNBB, assim como seguem a página no twitter através de login e e-mail.

JONAS, A RAINHA DO SUL E O FILHO DO HOMEM

REFLEXÃO DO EVANGELHO

A pregação de Jonas tocou profundamente o coração dos habitantes de Nínive. O rei da cidade colocou de lado o manto real e vestiu-se de saco e sentou-se sobre cinza. Fez penitência. A fala de Jesus, segundo Lucas, não estava encontrando eco no coração de seus ouvintes. Ao contrário, havia mesmo séria resistência e um fechamento do coração. São João Crisóstomo, um dos escritores mais profundos do período da Patrística comenta com sabedoria a página de Lucas hoje proclamada. Extraímos do texto do Padre alguns tópicos.
Jesus afirma que, no dia do juízo os habitantes de Nínive haveriam de se levantar contra a geração incrédula que estava diante do Mestre. E, segundo o Crisóstomo, assim poderia ter falado Jesus: “Jonas, na verdade, era apenas um servo, mas eu sou o Senhor; ele saiu do ventre do monstro marinho, eu ressurgi da morte; ele pregou a ruína, eu vim anunciar o reino dos céus. Os ninivitas lhe deram crédito, sem nenhum sinal visível, eu, porém mostrei muitos sinais. Eles ouviram de Jonas somente palavras, eu, no entanto, não revelei nenhuma pseudo-filosofia. Jonas não era senão um enviado, eu, no entanto, vim como Mestre e Senhor de todas as coisas, sem ameaças, sem reprimendas, mas com a oferta do perdão”.
O texto nos fala de um certo lamento de Jesus. Sente-se abandonado por aqueles que o deveriam ter rececido.
Mais adiante, em sua bela meditação, João Crisóstomo, tece considerações a respeito da postura da rainha do Sul que veio de longe para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis Jesus, maior do que Salomão, mas rejeitado. “Jonas dirigiu-se aos ninivitas. A rainha do sul não esperou a vinda de Salomão, mas ela própria foi ao seu encontro, apesar de mulher e de estrangeira, sem considerar a grande distância. A isso não a impeliram perigos ameaçadores nem o temor da morte, mas tão somente um grande amor pelas palavras de sabedoria. E aqui está quem é maior do que Salomão. Outrora veio uma mulher. Agora sou eu que venho. Ela partiu dos confins da terra. Eu percorro cidades e aldeias. Salomão dissertava sobre árvores e plantas, o que não lhe podia ser de grande utilidade: eu vos falo de coisas inefáveis e de grandiosos mistérios."

EVANGELHO DO DIA - Lucas 11,29-32

Quando as multidões se reuniram, Jesus começou a dizer: «Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas.»