Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

22 de abr de 2011

CATÓLICOS CELEBRAM A MISSA DA CEIA DO SENHOR E LAVA-PÉS


A última ceia de Jesus com os discípulos foi um “seder”, refeição solene organizada segundo o ritual secular. Enquanto a “pessah” judaica comemora a libertação do povo da escravidão no Egito, a Páscoa cristã celebra a libertação de Cristo da morte, sua ressurreição. Jesus institui a Eucaristia para ser nosso alimento.







A Missa da Ceia do Senhor e a cerimônia do Lava-pés, que relembra a última ceia de Jesus com seus discípulos, a instituição da Eucaristia e do sacerdócio, foram celebradas nessa Quinta-feira Santa (21), data que marca o início do Tríduo Pascal - os três dias mais importantes do calendário litúrgico. O tríduo tem início na Quinta-feira Santa e termina no Sábado de Aleluia com as vésperas do Domingo da Ressurreição. Durante a celebração, Pe. Valdir relembrou o momento em que Jesus lavou os pés dos discípulos, lavando os pés de um grupo de homens de nossa comunidade. No final da celebração, houve o traslado do Santíssimo Sacramento da capela até o altar-mor da Igreja, onde foi feita a adoração até a meia-noite, prosseguindo por esta sexta-feira Santa, até as 15 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário