Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

16 de mai de 2011

O BOM PASTOR DÁ A PRÓPRIA VIDA PELAS OVELHAS

Queridos irmãos e irmãs em Cristo:

Neste fim de semana temos a graça de celebrarmos o Domingo do Bom Pastor. A imagem do Pastor representa aquele que dá segurança, cuida e defende seu rebanho em todas as circunstâncias e em todos os momentos. Estes atributos são próprios de um grande líder, capaz de preocupar-se com o bem estar e com a dignidade daqueles aos quais estão sob seu cuidado.
No tempo de Jesus, os líderes religiosos deveriam agir assim. Mas ao invés de comunicarem a vida às pessoas, preferiam enveredar pelos caminhos da mentira e da manipulação das mesmas, tendo em vista os próprios interesses. Jesus, ao contrário, sendo Senhor da vida, fez com que esta comunicação vital fosse conhecida dentre os homens, de modo que a vida se tornasse plena. Ele enquanto Bom Pastor apresenta-se como aquele que dá a vida por suas ovelhas (Jo 10,11).
Em nossa realidade vigente, temos a presença do Cristo, Bom Pastor, em nossos sacerdotes. Eles, agindo in persona Christi, são chamados a conduzirem a grei do Senhor pelos retos caminhos, orientando-os a caminharem seguros e confiantes para verdadeira porta da vida que é o próprio Jesus. E as ovelhas reconhecem a voz do seu Pastor, e este conhece cada uma pelo nome. Esta relação de reciprocidade não apenas gera comunhão, mas também, fortalece a unidade no seguimento para a verdadeira vida.
Por outro lado, Jesus alerta sobre os perigos dos falsos pastores. Estes vêm como ladrões e não conduzem o rebanho ao bom caminho. Visam apenas seus próprios interesses e querem apenas tirar proveito de tudo, não se preocupando com o futuro de suas ovelhas. No mundo em que vivemos, temos de ser vigilantes, pois muitos se dizem pastores, e até “agem em nome de Jesus”. Mas, na verdade, são falsos e atuam em conformidade com os religiosos do tempo de Jesus, enganando as pessoas e tirando proveito da fragilidade das mesmas.
Enquanto discípulos de Jesus e ovelhas fiéis, procuremos de forma crítica analisar quem são os líderes que agem em conformidade com o projeto de Deus, assumindo com autenticidade a identidade da figura do Cristo, Bom Pastor.
Ao mesmo tempo, rezemos pelos nossos sacerdotes para que sejam fiéis a vocação que escolheram, configurando-se ao Cristo, Bom Pastor. Que Deus possa abençoá-los e confirmá-los sempre, para continuarem firmes no testemunho diário e na oração, e, assim, conduzam o rebanho do Senhor aos caminhos da santidade e da vida.


DOM MANOEL DELSON PEDREIRA DA CRUZ, OFMCap