Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

24 de nov. de 2009

Reunião preparatória para a Assembléia de Pastoral

Na noite desta terça-feira (24/11), no Centro de Pastoral (ainda em construção), estiveram reunidos integrantes de diversos setores e pastorais de nossa paróquia, com a finalidade de analisarem os vários pontos que serão debatidos na Assembléia de Pastoral, que será realizada nos dias 15 e 16 de dezembro próximo. A reunião contou com a participação dos setores Sta. Rita, bairro D. Adelino, Povoado Ermo, Comunidade Rajada, além de representantes da Infância Missionária, do ECC, Legião de Maria, Ministros da Eucaristia, Movimento das Capelinhas, Liturgia e Coroinhas, RCC, Apostolado da Oração, Terço dos Homens, Banda Cavaleiros de Cristo, Associação Desidéria Dantas Pedrosa, Pastoral do Dízimo, de Catequese, de Batismo, de Comunicação (PASCOM), bem como das Irmãs Josefinas.
Na reunião, presidida por Pe. João Paulo, foram esclarecidos os pontos que serão vistos na Assembléia de Pastoral. Os diversos setores deverão apresentar, na Assembléia de Pastoral, um relatório de avaliação sobre a realidade da nossa comunidade num contexto sócio-cultural, econômico, sócio-político e religioso, e a realidade dentro da nossa Igreja, apontando soluções e sugestões para um ano proveitoso na missão evangelizadora.
Que o Espírito Santo seja o nosso guia nessa caminhada de fé e evangelização!

Os cinco defeitos de Jesus

Os cinco defeitos de Jesus, segundo o Cardeal Van Thuan, Vietnamita, falecido em 17 de setembro de 2002, em seu livro “Testemunhas da Esperança”:

PRIMEIRO DEFEITO: JESUS NÃO TEM MEMÓRIA

No calvário, no auge da indescritível agonia, Jesus ouve a voz do ladrão à sua direita: “Jesus, lembra-te de mim quando estiveres em teu reino” (Lc 23, 43). Se fosse eu, teria respondido: “Não vou esquecê-lo, mas seus crimes devem ser pagos por longos anos no purgatório”. No entanto, Jesus respondeu-lhe: “...hoje estará comigo no Paraíso” (Lc 23, 43). Jesus esqueceu todos os crimes desse homem.
Semelhante atitude Jesus teve com a pecadora que banhou os seus pés com perfume... Não faz nenhuma pergunta sobre seu escandaloso passado. Simplesmente diz: “Seus inúmeros pecados estão perdoados, porque muito amor demonstrou” (Lc 7,47)...
A memória de Jesus não é igual à minha...

SEGUNDO DEFEITO: JESUS NÃO “SABE” MATEMÁTICA
Se Jesus tivesse se submetido a um exame de matemática, por certo teria sido reprovado... “Um pastor tinha 100 ovelhas. Uma se extravia. Ele, imediatamente, deixa as 99 no redil e vai em busca da desgarrada. Reencontra-a, coloca-a no ombro e volta feliz” (cf. Lc 15, 4-7). Para Jesus, uma pessoa tem o mesmo valor de noventa e nove e, talvez, até mais. Quem aceita tal procedimento?
Sua misericórdia se estende de geração em geração...

TERCEIRO DEFEITO: JESUS DESCONHECE A LÓGICA
Uma mulher possuía 10 dracmas. Perdeu uma. Acende a lâmpada; varre a casa... procura até encontrá-la. Quando a encontra convida suas amigas para partilhar sua alegria pelo reencontro da dracma... (Lc 15, 8-10)... de fato, não tem lógica fazer festa por uma dracma... O coração tem motivações que a razão desconhece... Jesus deu uma pista: “Eu vos digo que haverá mais alegria diante dos anjos de Deus por um só pecador que se converte...” (Lc 15, 10).

QUARTO DEFEITO: JESUS É AVENTUREIRO
Executivos, pessoas encarregadas do “marketing das empresas”, levam em suas pastas projetos, planos cuidadosamente elaborados... Em todas as instituiçõs, organizações civis ou religiosas não faltam programas prioritáios; objetivos, estratégias... Nada semelhante acontece com Jesus. Humanamente analisando, seu projeto está destinado ao fracasso. Aos apóstolos, que deixaram tudo para segui-lo, não garante sustento material, casa para morar, somente partilhar do seu estilo de vida. A um desejoso de unir-se aos seus, responde: “As raposas têm tocas e as aves do céu ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8, 20)... Os doze confiaram neste aventureiro. Milhões e milhões de outros igualmente. Já vão lá mais de dois mil anos e a incalculável multidão de seguidores continua a peregrinar. Galerias enormes de santos e santas, bem-aventurados, heróis e heroínas da aventura. No Universo inteiro esta abençoada romaria continua... Vai que este aventureiro tem razão...? Neste caso, a mais fantástica viagem na “contramão” da história será a verdadeira...!
“A quem iremos?”...

QUINTO DEFEITO: JESUS NÃO ENTENDE DE FINANÇAS NEM ECONOMIA.
Se Jesus fosse o administrador da empresa, da comunidade, a falência seria uma questão de dias. Como entender um administrador que paga o mesmo salário a quem inicia o trabalho cedo e a outro que só trabalha uma hora? Um descuido? Jesus errou a conta? ...

Por que Jesus tem esses defeitos? Porque é o Deus da Misericórdia e Amor Encarnado. Deus Amor (cf. 1Jo 4, 16). Portanto, não um amor racional, calculista, que condiciona, recorda ofensas recebidas. Mas um amor doação, serviço, misericórdia, perdão, compreensão, acolhida... Em que medida? Infinita. Os defeitos de Jesus são o caminho da felicidade. Por isso, damos graças a Deus.
Para alegria e esperança da humanidade, esses defeitos são incorrigíveis.

Encontrão da Missão Jovem Diocesana (Programação)

MISSÃO JOVEM DIOCESANA - Caicó/RN
Programação para o dia 28/11/2009 (sábado)

9h - Acolhida e Animação
10h - Pregação, História da Diocese (enfatisando a juventude): Pe. Gleiber
10:40h- Intervalo
11:00h- Adoração
Intervalo p/ o almoço
14:00h- Animação
14:30h- Projetos p/ 2010 ( Comissão Diocesana:explanação): Isaías
15:10h- Intervalo
15:30h- Show com a Banda Ágape (Banda de Pagode dos Amigos do Shalom de Caicó)
17:00h - Intervalo para ir em casa tomar banho e jantar
19:00h – Missa na Paróquia de São José
20:00h - Show Canto das Írias
21:00h - Boate

REFLEXÃO DO DIA - Terça-Feira 24/11

Algumas pessoas comentavam sobre o Templo, enfeitado com pedras bonitas e com coisas dadas em promessa. Então Jesus disse: «Vocês estão admirando essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» Eles perguntaram: «Mestre, quando vai acontecer isso?Qual será o sinal de que essas coisas estarão para acontecer?» Jesus respondeu: «Cuidado para que vocês não sejam enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo já chegou’. Não sigam essa gente. Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados. Primeiro essas coisas devem acontecer, mas não será logo o fim.» E Jesus continuou: «Uma nação lutará contra outra, um reino contra outro reino. Haverá grandes terremotos, fome e pestes em vários lugares. Vão acontecer coisas pavorosas e grandes sinais vindos do céu.» (Lc 21,5-11)

Não podemos por na realidade material o sentido final da nossa vida e a causa da nossa felicidade, pois o mundo material é transitório e só encontra o seu verdadeiro sentido enquanto é relacionado com o definitivo, ou seja, o mundo espiritual, e contribui para que a pessoa encontre nos valores que não são transitórios a causa da sua vida e da sua felicidade. Assim, devemos ser capazes de submeter os valores transitórios aos valores definitivos, pois somente eles podem nos garantir a nossa plena realização.
Fonte: CNBB