Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

30 de jun de 2010

OS QUE SÃO POSSUÍDOS PELO MAL

Os evangelhos nos mostram Jesus enfrentando o mal e o demônio que parecia possuir pessoas em tantos lugares. Os que são possuídos pelo mal precisam ser libertados. Transcrevemos algumas linhas de Romano Guardini:

“Jesus sabe-se enviado contra Satanás. Com a verdade de Deus, deve iluminar as trevas semeadas por aquele: dissolver no amor de Deus o endurecimento do amor próprio e a rigidez do ódio: reerguer com a força construtiva de Deus as ruínas acumuladas pelo mal; penetrar com a sua santa pureza a impureza que Satanás produz no homem sensível. É assim que Jesus está em luta contra o Maligno, procurando introduzir-se na alma humana seduzida, esclarecer a consciência, acordar o coração e impelir as forças boas ao movimento. Mas Satanás resiste. E ataca até. Já a tentação no deserto é uma ofensiva deste tipo, visando a aceitação por Jesus de uma queda na sua missão e a transformação em egoísmo de sua vontade de ser Redentor (Mt 4,1-11). Satanás provoca o escândalo nos corações humanos. Torna-os irritáveis e irritados. Endurece-os, para que a mensagem não seja recebida. Produz nas almas a ilusão interior que os faz combater o Filho de Deus a pretexto da glória de Deus a realizar e da ordem a manter.

E consegue-o, porque na hora das possibilidades infinitas o inacreditável ocorre: o povo da Aliança recusa-se a crer, lança-se mesmo contra a mensagem divina e espezinha-a.”

E ainda o Missal Cotidiano da Paulus: “É dramático que os demônios sintam que o Cristo lhes desbarata as forças e os homens libertados por ele não o reconheçam como salvador. A voz dos profetas, que prenunciavam o Messias, é sintetizada pelo Batista: Eis o Cordeiro (o Servo) de Deus que tira os pecados do mundo”. E apesar disso Jesus é expulso como indesejável! Abrira o caminho para Deus, que os demônios não mais podiam obstruir, mas os homens se recusam a percorrê-lo, antes procuram persegui-lo e levá-lo até à morte. Ainda hoje muitíssimos ignoram a existência do demônio e seu influxo no mundo, o mal moral que se difunde terrivelmente não pode deixar de impressionar. O cristão sabe que a vitória de Cristo será completa no fim dos tempos, quando todos os homens tiverem combatido e triunfado juntamente com ele. Somos chamados a lutar, serena, mas constantemente contra o mal, antes de tudo contra o que sentimos dentro de nós. Cristo Jesus não nos deixará faltar sua força” ( p.973-974).

EVANGELHO DO DIA - Mateus 8,28-34

Quando Jesus chegou à outra margem, à terra dos gadarenos, foram ao encontro dele dois homens possuídos pelo demônio. Saíam do meio dos túmulos e eram muito selvagens, de modo que ninguém podia passar por esse caminho. Então eles gritaram: «Que é que há entre nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?»
Havia, ao longe, uma grande manada de porcos que estavam pastando. Os demônios suplicavam: «Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.» Jesus disse: «Podem ir.» Os demônios saíram, e foram para os porcos; e eis que toda a manada se atirou monte abaixo para dentro do mar e morreu afogada. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Vendo-o, começaram a suplicar que Jesus se retirasse da região deles.
PALAVRAS DA SALVAÇÃO - Glória a vós, Senhor