Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

18 de set de 2009

SEMANA MISSIONÁRIA JOVEM

Tema: A verdadeira alegria é Jesus Cristo!
De 27 de setembro a 04 de outubro

Durante uma semana a nossa paróquia estará voltada para a programação da Missão Jovem. Queremos conversar com os nossos jovens, ouvi-los, estar próximos deles, levar uma palavra amiga, ser solidários com suas angústias e inquietações e, acima de tudo, contagiar e sermos contagiados pela "alegria" dos nossos jovens.
Pedimos que todas as pastorais, movimentos e grupos da nossa paróquia se engajem na semana missionária, demonstrando nossa unidade com o Bispo Diocesano, Dom Delson, e a nossa Diocese de Caicó, que celebra, no mês de novembro, 70 anos de fundação.

PARTICIPE!

ORAÇÃO PARA DEPOIS DA COMUNHÃO

"Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Eu vos peço que esta comunhão não me seja imputada como uma falta digna de castigo, mas interceda eficazmente para alcançar o meu perdão; seja a armadura da minha fé e o escudo da minha boa vontade; livre-me de meus vícios; apague os meus maus desejos; mortifique a minha concupiscência; aumente em mim a caridade e a paciência, a humildade, a obediência e todas as virtudes; sirva-me de firme defesa contra os embustes de todos os meus inimigos, tanto visíveis como invisíveis; serene e regule perfeitamente todos os movimentos, tanto de minha carne como de meu espírito; una-me firmemente a vós, que sois o único e verdadeiro Deus; e seja enfim a feliz consumação de meu destino.
Dignai-vos, Senhor, eu vos suplico, conduzir-me, a mim pecador, a esse inefável festim onde, com o vosso Filho e o Espírito Santo, sois para os vossos santos luz verdadeira, gozo pleno e alegria eterna, cúmulo de delícias e felicidade perfeita.
Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém."
São Tomás de Aquino

Bento XVI recebe bispos do Nordeste 2 da CNBB

O Papa Bento XVI recebeu esta sexta-feira, 18, em Castel Gandolfo, mais quatro bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): o nosso Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson Pereira da Cruz, bem como o Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, o Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, e o Bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana.
Com esta audiência, foi encerrada a visita "ad Limina" dos bispos do Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), que desde o dia 10 de setembro estavam em Roma.
Para vocês entenderem, a visita AD LIMINA é uma obrigação imposta pela Igreja Católica Romana aos seus bispos diocesanos e a certos prelados com jurisdição territorial, de a cada 5 anos visitarem os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma, e para nessa oportunidade se encontrarem com o Papa. Portanto, canonicamente, a cada cinco anos, os Bispos diocesanos devem fazer uma visita à Santa Sé, a fim de se encontrarem com o Santo Padre, com os responsáveis por organismos da Igreja, participando da concelebração da Santa Missa nas Basílicas de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos Muros. Cada Bispo envia um Relatório detalhado da vida diocesana para as Congregações e Dicastérios da Cúria Romana, com cerca de um ano de antecedência. Além de estatísticas enviadas pelos Bispos à Santa Sé, anualmente atualizadas, o Relatório preparatório da Visita ad Limina contém aspectos mais amplos, de caráter analítico, em torno da realidade da Diocese, no tocante à sua estrutura, organização e ação pastoral.
É visível o interesse do Papa pela vida pastoral de cada Igreja diocesana e torna-se evidente a sua preocupação pela vida do povo, como explicitou em sua palavra aos Bispos do Nordeste 2: “Amados Irmãos no Episcopado, já se manifestam numerosos sinais de esperança para o futuro das vossas Igrejas particulares, um futuro que Deus está preparando através do zelo e da fidelidade com que exerceis o vosso ministério episcopal. Quero certificar-vos do meu apoio fraterno ao mesmo tempo que peço a vossas orações para que me seja concedido confirmar a todos na fé apostólica, (cf. Lc 22,32). A bem-aventurada Virgem Maria interceda por todo o povo de Deus no Brasil, para que pastores e fiéis possam, com coragem e alegria, ‘anunciar abertamente o mistério do Evangelho’ (cf. Ef 6,19). Com esta oração, concedo a minha Bênção Apostólica a vós, aos presbíteros e a todos os fiéis das vossas dioceses: ‘A paz esteja com todos vós que estais em Cristo’ (1 Ped 5,14)”

UNIDADE NA DIVERSIDADE

"Por isso, eu, prisioneiro no Senhor, peço que vocês se comportem de modo digno da vocação que receberam. Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor. Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança: há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos e está presente em todos." (Ef 4, 1-6)