Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

15 de abr de 2010

ELE FALA AS PALAVRAS DE DEUS

REFLEXÃO DO EVANGELHO

João aprecia os contrastes ou os contrários: luz e trevas, debaixo e do alto, morte e vida. Jesus vem do alto, é luz e é portador de vida. Na esfera inferior circulam a morte e as trevas. O céu vem à terra para levar a terra aos céus. Os que moram em baixo são chamados a ir para o alto.

O Deus Altíssimo é comunhão de amor. O Pai, eternamente Pai, gera eternamente o Verbo. Entre o Pai e o Verbo há o liame do Espírito. Um só Deus que vive eternamente o dom. Esse Deus grande e belo, uno e trino cria os espaços e os tempos. Cria tudo muito bom. E à sua semelhança cria o homem e a mulher. O ser humano busca relacionar-se. Antes que Eva existisse havia solidão no coração de Adão. Não podia comunicar-se. Comunhão, entrega de vida, comunicação.

O Deus grande e belo quis entrar em comunhão com os homens que criara, gratuitamente, para partilhar sua vida, porque o amor é difusivo. E Deus se torna comunicação, palavra. Jesus é a Palavra, o Verbo. Ele falou aos homens de seu tempo com palavras, mas muito mais através de seus gestos e de suas posturas. Um dia se aproxima de um cego e abre-lhe os olhos.

Outra vez defende aquela oração que é feita no segredo do coração, na intimidade e na verdade. Outra vez ainda lava os pés dos seus. Fala pela parábola da semente que cai em tantos terrenos e fala quando pede que seja atirada a primeira pedra na pecadora por aquele que não tinha pecado. Fala quando sobe à montanha e descreve a lei das bem-aventuranças dos pobres, dos construtores da paz, dos misericordiosos e quando expulsa do templo aqueles que haviam profanado a casa do Senhor.

E a Palavra divina que está nele e que ele pronuncia cai em nós como semente que produz vida...

Vivemos falando e escutando. Há sons que constroem e outros que destroem. Há palavras de vida e palavras de morte. Um dia nascemos quando uma pessoa nos ama e nos perdoa. Outro dia matamos ou morremos quando dizemos palavras que matam.

Jesus tem palavras de vida. Pedro já afirmara: A quem iremos, Senhor, só tu tens Palavras de vida eterna.

EVANGELHO DO DIA - João 3,31-36

Disse Jesus: «Aquele que vem do alto, está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala como terrestre. Aquele que vem do céu, dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. E quem aceita o seu testemunho, comprova que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho, e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho, possui a vida eterna. Quem rejeita o Filho nunca verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele.»