Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

7 de out de 2010

Semana Nacional da Vida

Diocese de Caicó – Paróquia de São José
Semana Nacional da Vida
Tema: Vida, Economia Humana e Meio Ambiente

Dia 07/09/2010 - Por que o tema: “Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente”


A carta encíclica do Papa João Paulo II, Centesimus Annus, nos números 38 e 39, traz uma proposta que foi um pouco esquecida. O Papa fala da necessidade de uma ecologia humana. Nós demoramos 200 anos para entender que não é possível utilizar todo o poder técnico de que dispomos para depredar a natureza, porque a natureza tem a sua própria finalidade, que deve ser respeitada. Respeitar as águas dos rios, as florestas, as espécies animais, o ar, é fundamental. Do mesmo modo, nós devemos entender que é necessário respeitar limites quando se trata da existência humana. A ecologia humana significa uma atenção para preservar a dignidade. Para preservar especificamente o humano do homem. Para que o homem não vire um animal, onde se devora um ao outro. Bento XVI na Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2007, recordou que “a destruição do meio ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra... são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento. Com efeito, um desenvolvimento que se limitasse ao aspecto técnico-econômico, esquecendo a dimensão moral-religiosa, não seria um desenvolvimento humano integral e terminaria, ao ser unilateral, por incentivar as capacidades destruidoras do homem" (n. 9). Ao enfrentar os desafios apresentados pela tutela do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, somos chamados a promover e a "salvaguardar as condições morais para uma autêntica “ecologia humana” (Centesimus annus, 38). Isto, por sua vez, exige um relacionamento responsável não somente com a criação, mas inclusive com o nosso próximo, de perto e de longe, no espaço e no tempo, mas também com o Criador.

Campanha Missionária 2010


Tema:Missão e Partilha-Lema:''Ouvi o Clamor do Meu Povo''(Ex 3,7b).

A Campanha Missionária é promovida em todo o mundo pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM),todo ano em outubro, Mês das Missões,culminando no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo daquele mês). Neste dia,todo católico é motivado a dar sua oferta material para as Missões.A responsabilidade pelas Missões é de todos os batizados:''Anunciar o Evangelho não é para mim título de glória,é obrigação que me foi imposta. Aí de mim, se eu não evangelizar''(1 Cor 9 ,16). A esta oferta está associada a formação e vivência missionárias,por determinado período ou ''ad vitam''(portoda vida).