Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

1 de mar. de 2010

2ª Semana da Quaresma

Protege-me, ó Deus: em ti me refugio!
Eu digo ao Senhor: "És tu o meu Senhor,
fora de ti não tenho bem algum".
(Salmo 15)

A vida do cristão é transfigurada, assim, cada dia é melhor, pela graça que lhe é concedida. Nesta semana, o texto do Documento de Aparecida, oferecido para a nossa formação, anima o testemunho que somos chamados a oferecer, de modo que as pessoas que convivem conosco vejam estampada em nosso modo de agir a palavra de Bento XVI na Conferência de Aparecida: "Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo!"
O chamado de Jesus no Espírito e o anúncio da Igreja apelam sempre à nossa acolhida, confiados pela fé. "Aquele que crê em mim tem a vida eterna". O batismo não só purifica dos pecados. Faz renascer o batizado, conferindo-lhe vida nova em Cristo, que o incorpora à comunidade dos discípulos e missionários de Cristo, à Igreja, e o faz filho de Deus, permite reconhecer a Cristo como Primogênito e Cabeça de toda a humanidade. Sermos humanos implica vivermos fraternalmente e sempre atentos às necessidades dos mais fracos. Nossos povos não querem andar pelas sombras da morte. Têm sede de vida e de felicidade em Cristo. Buscam-no como fonte de vida. Desejam essa vida nova em Deus, para a qual o discípulo do Senhor nasce pelo batismo e renasce pelo sacramento da reconciliação. Procuram essa vida que se fortalece, quando é confirmada pelo Espírito de Jesus e quando o discípulo renova sua aliança de amor em Cristo, com o Pai e com os irmãos, em cada celebração eucarística. Acolhendo a Palavra de vida eterna e alimentados pelo Pão descido do céu, quer viver a plenitude do amor e conduzir todos ao encontro com aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. No entanto, no exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14). Com o pecado, optamos por um caminho da morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação. Dos que vivem em Cristo se espera um testemunho muito crível de santidade e de compromisso. Desejando e procurando essa santidade não vivemos menos, mas melhor, porque, quando Deus pede mais, é porque está oferecendo muito mais: "Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo"!

Proposta para jejum nesta 2ª semana da Quaresma: Lavar os olhos na graça, colírio que vem de Deus, para ver e valorizar o bem que existe na pessoa. Se você enxerga também os erros, não se omite e procura ajudar quem errou.

Do Livro "Tenho Sede: Retiro Popular 2010", de Dom Alberto Taveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário