Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

6 de fev de 2010

Romaria leva 700 padres ao Santuário de Aparecida

Mais de 700 padres participaram da Romaria dos Presbíteros, realizada hoje no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Dentre eles, estava o nosso pároco Pe. João Paulo.
No Santuário de Aparecida, os padres concelebraram uma missa às 9h, presidida pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. Outros 22 bispos também participaram da celebração.
Em sua homilia, dom Geraldo retomou a Carta aos Presbíteros, escrita pelos bispos brasileiros durante a 42ª Assembleia da CNBB. O arcebispo destacou a “caridade pastoral” como “eixo integrador” da vida dos padres e o testemunho de pobreza dos padres “incansáveis e sobrecarregados no exercício do ministério”.
Dom Geraldo lembrou, ainda, o espírito missionário que marca a vida dos padres do Brasil e confirmou a importância de suas organizações. “Suas organizações próprias, tais como a Pastoral Presbiteral, os Encontros Nacionais, as fraternidades presbiterais, as associações e comissões demonstram o desejo de uma vida profundamente marcada pela solidariedade entre vocês, que são mais autênticas quanto mais abertas e sensíveis à realidade de todos os irmãos presbíteros”, disse o presidente, citando o documento da CNBB.
Em entrevista aos jornalistas, dom Geraldo ressaltou a importância da Romaria realizada durante o Encontro Nacional de Presbíteros, que acontece em Itaici, desde quarta-feira, 3, dentro do Ano Sacerdotal que fala da fidelidade do padre. “A palavra fidelidade ganha sentido mais forte no mundo de hoje em que tudo é efêmero”, disse. “Fidelidade (sacerdotal) é assumir um compromisso que abrange toda a existência”, acrescentou.
Após a missa, o cardeal Odilo Pedro Scherer fez uma conferência para os padres, no subsolo da Basílica de Aparecida. Ele retomou o Documento de Aparecida para apresentar o que desafia os padres hoje.
À tarde os padres voltam para Itaici onde continuam sua reunião que termina na terça-feira, 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário