Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

14 de set. de 2009

A História da Igreja Católica no Povoado Ermo


A religiosidade predominava nas famílias que residiam no Ermo e imediações! A comunidade sentia necessidade de um lugar onde todos pudessem se reunir para fazer suas orações. Por isso, o grande desejo de construir uma igreja se tornava cada vez maior. Depois de muita conversa entre amigos e familiares, no ano de 1933 foi realizada a solenidade da benção da pedra fundamental da igreja, com uma missa celebrada pelo Pe. Omar Bezerra Cascudo, na residência de Francisco Adelino (Chico Barulhão), o idealizador. Em junho do ano de 1936 foram iniciados os trabalhos de construção da capela, em terreno doado por “Chico Barulhão” ao Patrimônio de São Francisco. Além da importância arrecadada entre as pessoas da comunidade, de grande valia foi o trabalho voluntário de todos na construção do templo. No dia 11 de fevereiro de 1937, a igreja estava pronta e o Pe. Ambrósio, vigário de Carnaúba na época, celebrou a missa de inauguração e deu a bênção. Nesse dia, muitos casais levaram seus filhos para receberem o Sacramento do Batismo, entre eles o casal Olegário e Maria, que batizaram sua filha Margarida. No dia 17 de setembro daquele mesmo ano foi celebrada a primeira festa de São Francisco de Assis, do Povoado Ermo. E foi uma bonita festa, com banda de música e muitos festejos, demonstrando a alegria de todos. A escolha do padroeiro foi ideia de “Chico Barulhão”, pois já havia alcançado muitas graças pela intercessão do Santo. Como tudo era muito difícil naquela época, apenas três missas eram celebradas durante o ano: no mês de março (dedicado a São José), na festa do padroeiro São Francisco e no Natal. No ano de 1950, durante a festa do Padroeiro, foi fundado o Apostolado da Oração da comunidade.
No decorrer dos anos, obras de ampliação e reforma foram feitas na igreja até chegar ao que ela é hoje. Muito a Igreja Católica presente no Povoado Ermo tem a agradecer a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram ou contribuem para o crescimento da comunidade e para o engrandecimento da fé desse povo. Rogamos a Deus por todos, e pedimos a luz do Espírito Santo, para que cada um viva com fidelidade a sua vocação!

(Dados fornecidos por Maria de Lourdes Adelino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário