Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

27 de jun de 2010

Vem ai o I Mutirão Estadual de Comunicação


Irmãos e irmãs, a mensagem do Papa Bento XVI para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais celebrado no dia 16 de maio de 2010, dia da Ascensão do Senhor, trata da evangelização no mundo digital, mensagem que a Folha publicou e incentivou às Paróquias a fazerem uma reflexão sobre o tema. O tema deste ano, no contexto do Ano Sacerdotal, que teve seu encerramento no último dia 11 de junho, foi: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media a serviço da Palavra”. Esta mensagem mostra intensamente a solicitude papal de pastor empenhado em prol da difusão da mensagem do Evangelho. O apelo que faz aos sacerdotes de toda a Igreja revela como o seu coração arde de amor pela causa da difusão da Boa Nova de Jesus Cristo. Ele tem profunda consciência de que o encontro do homem de hoje com Jesus é, como sempre foi, um evento de primeira importância.
Bento XVI pede aos sacerdotes que lancem mão dos meios modernos de comunicação. Principalmente daqueles que nos últimos anos conheceram uma larga difusão, como a internet, a fim de que a mensagem de Jesus Cristo possa difundir-se de modo eficaz no mundo contemporâneo.
Somos convidados à reflexão diante desta mensagem, e principalmente a colocá-la em prática em nossas paróquias. Constatamos que a Pastoral da Comunicação é de suma importância em nossas comunidades, para que formando uma pastoral de conjunto, seus membros possam com entusiasmo, compromisso e perseverança, difundir o Evangelho.
Muitas pessoas de nossa diocese já participaram do Mutirão Regional, que acontece de dois em dois anos, como também, a diocese de Caicó, já realizou o seu I Mutirão Diocesano de Comunicação e o I Workshop sobre Mídia, já no primeiro semestre deste ano. Mas, mesmo assim, com tanta formação, ainda temos paróquias que não tem sua equipe da Pascom formada.
Por outro lado, muitas paróquias tem endereço eletrônico, blog, site, Orkut, Msn, e isso tem facilitado a comunicação ente essas paróquias e o Setor de Comunicação da Diocese. Com isso as notícias das paróquias estão chegando e sendo publicadas na FOLHA semanalmente.
Sabemos que a Pastoral da Comunicação, não se resume no site, no blog, no Jornal, não. É necessário uma maior organização, pois a missão da Pascom é formar uma Pastoral de Conjunto, pois ela é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade, por isso necessitamos, efetivamente, de uma Pastoral da Comunicação em todas as nossas comunidades. Para que isso aconteça, é preciso perseverança, compromisso e muito amor pelo Reino de Deus. E é necessário, também, o incentivo dos párocos em suas comunidades para que seja organizada a Pastoral da Comunicação. Para isso eles precisam enviar para os encontros pessoas que se identifiquem com esse trabalho de evangelização.
Pois bem, em agosto, nos dias 21 e 22, teremos o II Workshop de Comunicação, com o tema Documentário, e no final de semana seguinte, 28 e 29 de agosto, as coordenações da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Natal e nas Dioceses de Caicó e de Mossoró promovem o primeiro Mutirão Estadual de Comunicação, a ser realizado no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal/RN.
O tema em debate será: "A comunicação a serviço da Palavra", fazendo alusão ao tema escolhido pelo Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano: "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da Palavra". O tema do Mutirão será debatido através de palestra, oficinas, painel e outras atividades.
Para o 1º Mutirão Estadual de Comunicação são convidados agentes da Pastoral da Comunicação e de outras pastorais, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos/as, profissionais e estudantes e profissionais de Comunicação Social.
Se sua paróquia não tem uma Equipe da Pascom, esse é mais um motivo para que ela esteja representada nesses encontros.
Em breve, a Pascom Diocesana irá realizar uma reunião com representantes de todas as paróquias, que tenha ou não pascom, com o objetivo de formar e animar essas comunidades a formarem suas equipes, nos preparando para participarmos desses eventos que serão de muita importância para nossa caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário