Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

27 de jun de 2010

UM MESTRE QUE FORMA DISCÍPULOS

“Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então, ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente”
Diante dos olhos de Jesus está a cidade de Jerusalém e tudo aquilo que lá aconteceria com ele: a cidade dourada, a capital da fé, o lugar do templo, a cidade que mata os profetas, o espaço onde ele, Jesus, colocaria o mais nobre de todos os gestos, ou seja de dar a vida pelos seus.
A caminho, Jesus vai dando aulas de formação aos seus discípulos. Nem sempre estes foram capazes de acompanhar as conversas do Mestre.
Um impetuoso se joga diante de Jesus e diz vai segui-lo por onde fosse que Jesus andasse... Jesus faz questão de dizer que ele é um Mestre sem nada, sem prestígio, diferente dos outros que solenemente passeavam pelas praças e eram respeitados... As raposas têm tocas... mas ele nem mesmo uma pedra para reclinar a cabeça. A porta está aberta.
O homem cheio de vivacidade pode segui-lo, mas será preciso saber o que está fazendo...
A um outro Jesus dirige o convite: Segue-me. E este foi pego de surpresa. Manifestou uma necessidade urgente antes de andar atrás de Jesus. Ele precisava enterrar o pai.... Secamente Jesus exige generosidade imediata dele. “Deixe que os mortos enterrem seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”.
Um último personagem tinha vontade de segui-lo, mas queria primeiro despedir de seus pais. E Jesus: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é está apto para o reino de Deus”. Ou seja, quando irrompe o convite para seguir Jesus tudo, absolutamente tudo, fica em segundo plano. Não seria este o sentido da vida religiosa consagrada na Igreja? São Francisco de Assis, na Regra bulada dos frades, diz que os que fazem profissão não podem olhar para trás... A vida está diante de seus olhos...
Assim, caminhando na direção de Jerusalém, Jesus vai formando os seus discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário