Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

8 de abr de 2010

Sexta-Feira Santa em nossa comunidade

As celebrações da sexta-feira santa em nosso município começaram logo nas primeiras horas da manhã. Desde a madrugada era grande o número de fiéis subindo o Monte do Galo, fazendo via-sacra, percorrendo todo o caminho feito por Jesus no dia de sua morte.

À tarde, na Matriz, na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Monte do Galo) e na Capela de São Francisco (Povoado Ermo), foram realizadas as celebrações da Paixão e Morte do Senhor. Nesse dia, a Liturgia revive os passos do Senhor, de forma mais acentuada do que no Tempo da Quaresma. Vive-se o grande drama, como numa grande encenação do sofrimento de Cristo.

Às 16h30min iniciou-se pela 36ª vez a Encenação da Paixão de Cristo, na Praça dos Romeiros, no Monte do Galo.



Durante toda a sexta-feira, fomos levados, através da adoração ao Santíssimo Sacramento, da via-sacra, da celebração da Paixão, e até mesmo da encenação, a contemplarmos o Cristo transpassado e morto na cruz. O primogênito de Deus Pai, isto é, aquele que tem o direito de herança sobre tudo. O primogênito de todas as criaturas, aquele para quem todas as coisas foram feitas, tanto as do céu quanto as da terra.

Pensemos bem: Jesus é o grão de trigo que traz dentro de si a força da vida, da vida eterna, da vida na Trindade. Mas, para que anuncie a vida, irrompendo a morte terá que morrer, na mais cruel de todas as mortes, a morte de cruz. O grão morre para brotar, é um grão carregado de esperança, de doce esperança da ressurreição. É uma morte que anuncia e traz no seu bojo a vida, a vida eterna. Morte bendita que anuncia e personifica a vida, vida plena, vida em abundância, vida em plenitude. Por isso a Cruz é o lenho da esperança cristã, o símbolo de nossa fé: “Enquanto o mundo gira, a cruz permanece de pé!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário