Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

12 de mar de 2010

Missa dos Enfermos durante a festa de São José

Nós tivemos na manhã desta quarta-feira, como programação da festa em honra ao nosso padroeiro São José, a Missa dos Enfermos.
A Missa foi celebrada pelo Monsenhor Raimundo e cocebrada pelos padres João Paulo e Henock, e aconteceu às 8 da manhã, com a participação de vários idosos e doentes de nossa comunidade. Durante a celebração foi ministrado o Sacramento da Unção dos Enfermos aos idosos e doentes presentes.
Para entendermos o significado do SACRAMENTO DOS ENFERMOS, o Catecismo da Igreja Católica nos diz que a Igreja crê e confessa que existe, entre os sete sacramentos, um sacramento especialmente destinado a reconfortar aqueles que são provados pela enfermidade, que é a UNÇÃO DOS ENFERMOS. (1511)
Na tradição litúrgica, tanto no Oriente como no Ocidente, constam desde a Antiguidade testemunhos de unções de enfermos praticadas com óleo bento. No curso dos séculos, a Unção dos Enfermos foi cada vez mais conferida exclusivamente aos agonizantes. Por causa disso, recebeu o nome de "Extrema-Unção". Apesar desta evolução, a liturgia jamais deixou de orar ao Senhor para que o enfermo recobre a saúde, se tal convier à sua salvação. (1512)
O principal dom deste sacramento é uma graça de reconforto, de paz e de coragem para vencer as dificuldades próprias do estado de enfermidade grave ou da fragilidade da velhice. Esta graça é um dom do Espírito Santo que renova a confiança e a fé em Deus e fortalece contra as tentações do maligno, tentação de desânimo e de angústia diante da morte. (1520)

Nenhum comentário:

Postar um comentário