Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

11 de fev de 2010

Nossa Senhora de Lourdes, auxílio dos cristãos, rogai por nós!



Maria revela-se aos mais pequenos. Eis a mensagem que se pode atribuir às aparições marianas em Lourdes. Entre 11 de Fevereiro e 16 de Julho de 1856, a Virgem aparece 18 vezes a Bernadette Soubirous, uma criança de 14 anos.
É na gruta de Massabielle que a jovem vê pela primeira vez aquela que descreve como “uma senhora vestida de branco: ela trazia uma manta branca, um véu também branco, um cinto azul e uma rosa amarela sobre cada pé”. A 25 de Março de 1858, Maria dá-se a conhecer a Bernadette como “a Imaculada Conceição”, um termo que a pastorinha não entende mas que vem confirmar o dogma defendido pelo Papa Pio IX quatro anos antes.
A conversão dos pecadores e a oração estão ao centro dos pedidos que Maria faz a Bernadette. “Vai dizer aos padres que venham aqui em procissão e aqui construam uma capela”, tal é a mensagem que a jovem deve levar ao seu padre, o Abade Peyramale, que duvidava das aparições.
“Durante 150 anos, os peregrinos não deixaram nunca de vir a gruta de Massabielle para entender a mensagem de conversão e de esperança que lhes é dirigida. E nós também, aqui estamos esta manhã aos pés de Maria, a Virgem Imaculada, para nos colocar na sua instrução com a pequena Bernadette.”
Aos pedidos de oração e penitência, Maria junta gestos de amor para com os homens. Até ao dia de hoje, a Igreja já reconheceu 67 curas milagrosas em Lourdes. É em razão desta proximidade de Maria com os enfermos que o dia 11 de Fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes, é também o dia Mundial do Doente.
Mais de 5 milhões de pessoas do mundo inteiro acorrem cada ano em peregrinação a Lourdes para rezar a Maria e pedir a cura do corpo e do coração para si e os seus.

“Porque tu és o sorriso de Deus, o reflexo da luz de Cristo, a morada do Espírito Santo, porque tu escolheste Bernadete na sua miséria, porque tu és a estrela da manhã, a porta do céu e a primeira criatura ressuscitada, Nossa Senhora de Lourdes”, com nossos irmãos e irmãs, com o coração e o corpo dolorido, nós te pedimos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário