Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

3 de fev de 2010

Encontro Nacional de Presbíteros deve reunir mais de 500 sacerdotes



O presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Esmerado Barreto de Farias, destacou a missão como tema de sua homilia na missa que encerrou o primeiro dia de trabalho do 13º Encontro Nacional de Presbíteros, em Itaici, município de Indaiatuba (SP).
“Jesus é o missionário do Pai e experimenta que a fecundidade da missão não vem dos aplausos ou da recusa. A missão nasce da relação profunda de amor de Jesus com o Pai”, disse dom Esmeraldo.
Lembrando que a missão do padre se inspira na missão de Jesus Cristo, dom Esmeraldo apontou o caminho da fidelidade da vocação sacerdotal. É na comunhão com Jesus Cristo que somos chamados a viver a fidelidade de nossa vocação”.
O 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) foi aberto na tarde desta quarta-feira, 3, com a presença do secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; do arcebispo de Campinas, dom Bruno Gamberini; do bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Esmeraldo Barreto de Farias; do presidente da Comissão Nacional de Presbíteros, padre Francisco dos Santos, e do diretor da Casa de Retiro Vila Kostka, padre Giovane.
“Irmãos presbíteros, testemunhemos ao mundo nossa alegria de ser padre, hoje, não obstante as nossas fraquezas e pecados. O Reino é Dele e é para Ele e nele que somos para espalhar a mensagem da Boa Notícia aos pobres, oprimidos, marginalizados, levantar os caídos”, disse o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros, padre Francisco dos Santos.
Os padres comemoram neste encontro os 25 anos de realização dos ENPs. A data coincide com a comemoração do Ano Sacerdotal proclamado pelo papa Bento XVI no ano passado.
O ENP é organizado e coordenado pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) com apoio da Comissão da CNBB para os Ministérios Ordenados. Sua preparação leva cerca de dois anos e envolve a participação de todos os padres com estudos do tema a ser debatido durante o encontro.
O 13º. ENP reúne 461 padres delegados e mais 45 convidados além de 12 bispos. Durante sete dias, os religiosos vão discutir temas ligados à vida dos padres, da Igreja e da sociedade. Um dos pontos altos da pauta será a Romaria que os padres farão ao Santuário de Aparecida, em Aparecida (SP), no sábado, 6.
No Santuário os padres concelebram uma missa às 9h, presidida pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. A Romaria faz parte das comemorações do Ano Sacerdotal e, por isso, a expectativa é de que aos 500 padres se somem outros vindos de outras regiões do país. A Rede Vida e a TV Aparecida transmitirão a cerimônia.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário