Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

3 de fev de 2010

“COMO CONSEGUIU TANTA SABEDORIA?”

REFLEXÃO DO EVANGELHO: Marcos 6,1-6

Sabemos que Jesus experimentou dificuldade em conviver e conversar com os habitantes de Nazaré. Para estes era muito difícil compreender como esse filho de carpinteiro tivesse tanta sabedoria. Marcos assim escreve: “Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: De onde ele recebeu tudo isso? Como conseguiu tanta sabedoria?”
Sabedoria, sabor!!! Sabedoria não é resultado de mentes brilhantes. Sábio é aquele que se deixa guiar pela consciência delicada, que se deixa instruir por Deus. Na pessoa de Jesus se acham escondidos todos os tesouros da sabedoria, porque ele é a sabedoria do Pai. Seus conterrâneos têm dificuldade em ver isto porque enxergam apenas o filho do carpinteiro. Por detrás desse corpo humano, dessas mãos que abençoam, desses olhos que contemplam os trigais ondulantes, dessas mãos que tocam os doentes, dessa garganta que pede água à samaritana, desse pobre miserável suspenso entre o céu e a terra, está o mistério da sabedoria de Deus. Demos a palavra a Paulo em sua primeira aos coríntios: “Uma vez que o mundo não reconheceu a Deus na sabedoria de Deus, aprouve a Deus pela loucura da pregação salvar aqueles que crêem. Os judeus pedem sinais, os gregos andam em busca de sabedoria; nós, porém, anunciamos o Cristo crucificado que para os judeus, é escândalo, para os gentios é loucura, mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
Pois o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus, é mais forte que os homens (...) Mas o que é loucura no mundo, Deus o escolheu para confundir o que é forte; e, o que no mundo é vil e desprezado, o que não é, Deus escolheu para reduzir a nada o que é, a fim de que nenhuma criatura possa vangloriar-se diante de Deus. Ora, é por ele que vós sois, em Cristo Jesus que se tornou para nós sabedoria proveniente de Deus, justiça, santificação e redenção, a fim de que, como diz a Escritura, aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1Coríntios1, 21-31).
Os discípulos de Cristo vivem da sabedoria de seu Mestre. Não precisam ser muito cultos. Basta que falem na hora devida, que digam o que precisa ser dito, que não tomem decisões precipitadas, que valorizem o que aparentemente não tem valor, que não se esqueçam que eles nada são e que todo o seu mérito vem de Deus. A lavadeira , o balconista, a enfermeira e um certo homem aparentemente fracassado podem esconder em seus corações tesouros de sabedoria aí depositados por Deus...
Os conterrâneos de Jesus ficaram impressionados com sua sabedoria, mas não adivinhavam de onde ele provinha....

Nenhum comentário:

Postar um comentário