Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

23 de jan de 2010

Itaici: encontro reunirá 528 padres de todo o brasil

Expectativa no Brasil pelo 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) marcado para os dias 3 a 9 de fevereiro, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), e que reunirá mais de 500 sacerdotes dos 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Este ano o encontro será especial, por estar comemorando os 25 anos do primeiro ENP. O tema discutido será o “Ano Sacerdotal”, que teve início em junho do ano passado.
Ao todo, estão inscritos para o encontro 528 presbíteros de todo o país. O evento contará ainda com 39 convidados, de organismos e assessores da CNBB. Padre João Paulo, Administrador Paroquial de nossa paróquia, também estará participando do encontro.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB, Padre Reginaldo de Lima, no 13º ENP, os participantes vão rever os temas estudados e refletidos ao longo destes 25 anos, e debaterão tópicos transversais acompanhados de reflexão sobre o presbítero.
O Encontro Nacional dos Presbíteros realizou-se pela primeira vez em 1985. O evento foi criado a partir de um anseio dos presbíteros em terem um espaço de reflexão, oração e troca de experiências.
Os quatro primeiros Encontros Nacionais de Presbíteros, de 1985 a 1992, giraram em torno do tema da pessoa do presbítero, olhando para o aspecto da sua vida e do seu ministério. Do quinto ao décimo, de 1994 a 2004, a temática girou em torno da missão do presbítero em relação ao mundo, com temas como: O presbítero e a globalização; O presbítero e a ação missionária; Presbítero: pessoa e missão, entre outros. Nos últimos dois eventos retomou-se, novamente, a atenção para a vida e o ministério dos presbíteros. (CNBB - CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário