Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

12 de abr de 2010

NASCER DO ALTO

REFLEXÃO DO EVANGELHO

Entra em cena um homem chamado Nicodemos. Era um chefe judaico, pertencia ao grupo dos fariseus. Foi ter com Jesus. Não se dirigiu ao mestre durante o dia, mas à noite. Noite de suas dúvidas e de suas interrogações? Foi à noite, às escondidas, com receio do que pudessem pensar dele os seus colegas da facção farisaica ao procurar esse Jesus?

Diante de Jesus faz uma declaração solene: “Mestre, tu vieste da parte de Deus. Realmente o que dizes e fazes o atesta. Esses sinais que colocas têm outra fonte. Deus tem que estar contigo. O que eu posso fazer para ingressar nesse mundo novo que tu chamas de Reino?”

E aí vem a frase principal de Jesus: “Em verdade, eu vos digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o reino de Deus”. Nascer, nascimento, novo nascimento... Estamos no universo dos símbolos. Estamos com o evangelho de João. Não se trata de entrar novamente no ventre da mãe. O ingresso de alguém nessa nova ordem de coisas que se chama Reino depende de um nascimento que vem da força do Espírito. Jesus fala de água de Espírito.

Água, fontes borbulhantes, água do rochedo, água do poço de Jacó, água para aqueles que tem sede de vida, de vida em plenitude, água do Mar Vermelho, as águas do dilúvio... águas do peito aberto de Cristo depois de morto. Águas do batismo: os que querem entrar no Reino são lavados e purificados e fertilizados com a água do batismo. Não se trata simplesmente de um banho qualquer, mas de um banho que marca uma vida nova. Batismo sem conversão não faz sentido.

Os que nascem da carne são carne. Os que nascem do Espírito, do vento que sopra onde quer, desse Espírito que Jesus entregou com sua morte, estão nesse novo universo.

Renascem para a vida nova, ainda hoje, os que estão abertos à ação do Espírito.

Fonte: www.franciscanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário