Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

30 de abr de 2010

ESSE LUMINOSO E MISTERIOSO JESUS

Estamos sempre no evangelho de João, evangelho dos sinais, dos símbolos que apontam para uma realidade que ainda está para chegar.

O Jesus do quarto evangelho faz questão de dizer, a mais não poder, que ele vem do alto, ele e o Pai são um, ele só faz o que o viu no Pai. E os que crêem no Pai nele acreditarão e os que nele acreditam, ele os levará ao Pai. Os que o Pai lhe confiou não se perderão. Jesus é caminho, verdade, vida. Ninguém vai ao Pai senão por ele.

“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”. Sempre aparece esse Jesus que é mais do que seus gestos humanos de bondade, de misericórdia e de limpidez. Ele insiste em se colocar junto do Pai. Os cristãos não consideram Cristo apenas um profeta ou um homem bom. Ele vem do mistério da Trindade.

O texto proclamado na liturgia deste dia se situa nas proximidades da morte de Jesus. Os seus discípulos não podem ter o coração perturbado.

Ela vai. Vai passar. Vai atravessar o umbral da morte. Depois que terminar seu êxodo estará em condições de preparar moradas para nós no coração do Pai.

Dirige-se aos seus com palavras de esperança e de ternura, com promessas de vida e de ventura. Ele vai levar os seus consigo. Onde ele estiver,depois da morte, na glorificação de seu corpo, junto do Pai, lá será a pátria dos seus. “Haverei de vos levar comigo a fim de que onde eu estiver estejais também vós”.

Tomé ainda pergunta a respeito do caminho. Jesus diz que é caminho, verdade e vida. Não se trata apenas da imitação dos comportamentos de Jesus, belíssimos e nobilérrimos. Trata-se de seguir Jesus no seu despojamento, morrer com ele e com ele renascer. Esse é o caminho. Não se trata apenas de uma imitação exterior. Mas no mistério dos sacramentos morremos e renascemos e assim sabemos que nosso lugar está marcado na sala do festim da eternidade.

Fonte: www.franciscanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário