Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

13 de abr. de 2010

AQUELE QUE FOI LEVANTADO

REFLEXÃO DO EVANGELHO

Aquele que subiu, primeiro desceu. Jesus continua seu diálogo com Nicodemos. Continua explicando seu mistério pessoal. O fariseu está interessado em ser catequizado nas coisas do mundo novo que Jesus chama de Reino. Jesus fala das coisas do céu. A carne é carne. O Espírito é que vivifica.

Esse que conversa com Nicodemos veio do alto. O Pai quis enviá-lo para mostrar aos homens as entranhas da misericórdia divina. Veio para o que era seu. Mas os seus não o compreenderam. Veio não de “raspão”, mas ganhou carne, comeu dos frutos da terra, olhou nos olhos dos homens, chorou com eles e com eles sonhou. Mesmo vindo do alto não se fez igual a Deus, mas tornou-se servo, lavador de pés, indicador de metas e caminhos. Vivendo intimamente com o Pai, foi totalmente homem. Ele que tinha vindo como luz para iluminar foi sendo, aos poucos, envolvido no mundo das trevas, da mentira, da falsidade.

Houve um momento em que ele foi elevado da terra. Deitado sobre o madeiro, nele pregado, o instrumento de tortura foi levantado com o corpo machucado e ferido de Jesus. Lá estava ele no alto, podendo ser visto e podendo ver os horizontes mais distantes.

Esta elevação mostrava as chagas do Justo, as feridas do Servo, aquele que não tinha formosura e que mais se assemelhava a um leproso que ninguém gosta de ver. Através dos séculos, os corações delicados e as almas sensíveis sempre gostaram de parar diante da cruz e de contemplar aquele que ali estava pregado. Francisco de Assis, contemplando a desolação daquele que tinha sido elevado, chorava e dizia: O amor não é amado.

O Pai, acolhendo a entrega do Filho feito homem com tanta docilidade, o exaltou. Deus, o Pai, lhe deu, no dizer de Paulo, um nome que está acima de todo nome para que o nome de Jesus, elevado ao mais alto de todos os altos, se dobrem todos os joelhos. Jesus na fidelidade ao Pai conclui com êxito o plano do Pai.

“Do mesmo modo, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todos que nele crerem tenham a vida eterna”.

Acolher o testemunho de Jesus é crer e entrar na vida eterna, na plenitude da vida. Os que rejeitam Jesus se perdem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário