Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

7 de mar. de 2010

Terceira Semana da Quaresma

Como a corça anseia pelas águas vivas,
assim minha alma suspira por vós,
ó meu Deus.
(Salmo 41)

Todos os acontecimentos da vida são portadores de um convite à conversão. Com os Bispos da Conferência de Aparecida aprendemos a nos aproximar de Cristo Salvador e assumir o compromisso missionário de oferecer oque temos de mehor a todas as pessoas, a Boa-Nova do Evangelho.
O Senhor nos disse: "não tenham medo" (Mt 28,5). Como às mulheres na manhã da Ressurreição nos é repetido: "Por que buscam entre os mortos aquele que está vivo?" (Lc 24,5). Os sinais da vitória de Cristo ressuscitado nos estimulam enquanto suplicamos a graça da conversão e mantemos viva a esperança que não defrauda. O que nos define não são as circunstâncias dramáticas da vida, nem os desafios da sociedade ou as tarefas que devemos empreender, mas todo o amor recebido do Pai, graças a Jesus Cristo pela unção do Espírito Santo. Esta prioridade fundamental é a que tem presidido todos os nossos trabalhos que oferecemos a Deus, à nossa Igreja, a nosso povo, a cada um dos latino-americanos, enquanto elevamos ao Espírito Santo nossa súplica para que redescubramos a beleza e a alegria de ser cristãos. Aqui está o desafio fundamental que contrapomos: mostrar a capacidade da Igreja de promover e formar discípulos que respondam à vocação recebida e comuniquem em todas as partes, transbordando de gratidão e alegria, o dom do encontro com Jesus Cristo. Não temos outro tesouro a não ser este. Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço - seu serviço! - que a Igreja tem que oferecer às pessoas e nações. Nesta hora em que renovamos a esperança, queremos fazer nossas as palavras de Bento XVI no início de seu Pontificado, fazendo eco a seu predecessor, o Servo de Deus, João Paulo II, e proclamá-las para toda a América Latina: "Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar não perde nada, nada - absolutamente nada - do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta... Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo. Quem se dá a Ele recebe cem por um. Sim, abram, abram de para em par as portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida. (DA 14,15)



Proposta para jejum nesta 3ª semana da Quaresma: Aproveitando o convite insistente à conversão feito pela Liturgia do Terceiro Domingo da Quaresma, procure remover as "tralhas" guardadas em seu coração, como ressentimentos, ciúmes, julgamentos, preconceitos, que se foram acumulando. É uma "operação limpeza".

Do Livro "Tenho Sede: Retiro Popular 2010", de Dom Alberto Taveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário