Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

19 de mar de 2010

BATISMO: Sacramento da Regeneração



NOVO NASCIMENTO
Na fé cristã o batismo é o primeiro dos sete sacramentos, e com ele começa a iniciação cristã, que inclui também a confirmação e a eucaristia. No cristianismo é chamado de sacramento da regeneração (novo nascimento) por meio da água.
Durante as festividades do nosso padroeiro São José, na manhã de hoje, a nossa Igreja recebeu em seu seio mais treze crianças, que foram chamadas, em Cristo, a viver plenamente como filhos e filhas de Deus Pai.

Nosso sinal é a cruz de Cristo. Por isso, durante a celebração do Sacramento do Batismo, as crianças são marcadas com o sinal do Cristo Salvador, selando, assim, seu acolhimento na comunidade cristã.


O óleo com que Padre João Paulo ungiu o peito de cada criança simboliza a força de Cristo entrando na vida dos batizados.


"Meus irmãos e minhas irmãs, sabemos que Deus quis servir-se da água para dar sua vida aos que creem. Unamos nossos corações, suplicando ao Senhor que derrame sua graça sobre os seus escolhidos."

"EU TE BATIZO EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO."


"Recebam a luz de Cristo!"
Iluminados por Cristo, os batizados podem, com a ajuda dos pais e padrinhos, tornar-se luz do mundo.


Momento da entrega do sal, onde a mãe põe um pouco de sal na boca da criança.
"Vocês são o sal da terra", disse Jesus.


No final da celebração, as madrinhas levaram seus afilhados para serem consagrados à Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe!
"Maria, Mãe de Jesus, companheira de nossa caminhada, sempre fiel ao projeto do Pai, a vós confiamos estas crianças. Conduzidas pelo Espírito, sejam fiéis ao Evangelho, cresçam em sabedoria, idade e graça na Igreja e diante de Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário