
Com esta audiência, foi encerrada a visita "ad Limina" dos bispos do Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), que desde o dia 10 de setembro estavam em Roma.
Para vocês entenderem, a visita AD LIMINA é uma obrigação imposta pela Igreja Católica Romana aos seus bispos diocesanos e a certos prelados com jurisdição territorial, de a cada 5 anos visitarem os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma, e para nessa oportunidade se encontrarem com o Papa. Portanto, canonicamente, a cada cinco anos, os Bispos diocesanos devem fazer uma visita à Santa Sé, a fim de se encontrarem com o Santo Padre, com os responsáveis por organismos da Igreja, participando da concelebração da Santa Missa nas Basílicas de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos Muros. Cada Bispo envia um Relatório detalhado da vida diocesana para as Congregações e Dicastérios da Cúria Romana, com cerca de um ano de antecedência. Além de estatísticas enviadas pelos Bispos à Santa Sé, anualmente atualizadas, o Relatório preparatório da Visita ad Limina contém aspectos mais amplos, de caráter analítico, em torno da realidade da Diocese, no tocante à sua estrutura, organização e ação pastoral.
É visível o interesse do Papa pela vida pastoral de cada Igreja diocesana e torna-se evidente a sua preocupação pela vida do povo, como explicitou em sua palavra aos Bispos do Nordeste 2: “Amados Irmãos no Episcopado, já se manifestam numerosos sinais de esperança para o futuro das vossas Igrejas particulares, um futuro que Deus está preparando através do zelo e da fidelidade com que exerceis o vosso ministério episcopal. Quero certificar-vos do meu apoio fraterno ao mesmo tempo que peço a vossas orações para que me seja concedido confirmar a todos na fé apostólica, (cf. Lc 22,32). A bem-aventurada Virgem Maria interceda por todo o povo de Deus no Brasil, para que pastores e fiéis possam, com coragem e alegria, ‘anunciar abertamente o mistério do Evangelho’ (cf. Ef 6,19). Com esta oração, concedo a minha Bênção Apostólica a vós, aos presbíteros e a todos os fiéis das vossas dioceses: ‘A paz esteja com todos vós que estais em Cristo’ (1 Ped 5,14)”
Nenhum comentário:
Postar um comentário