Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

21 de dez. de 2009

REFLEXÃO DO DIA - Segunda-Feira 21/12

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: «Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.» (Lc 1,39-45)

Ontem a liturgia nos propunha a meditação do tema da visita feita por Maria a Isabel. Hoje, novamente, o mesmo texto. Maria vai nos conduzindo ao presépio do frágil menino.
Aquele que vem das alturas nos visitar é levado, no seio da Mãe, até a casa de Isabel. No seio das duas mulheres dois filhos, duas crianças, dois predestinados. E no gesto carinhoso da visita a expressão da alegria e a vontade de cantar um canto de ação de graças porque Deus tem o costume de olhar para a humildade de suas servas e de seus servos.
Lembramo-nos de tantas visitas. (...) Há a visita que vem até nós e precisa de um desabafo. O amigo chega, está com o rosto crispado... O amigo que acolhe o amigo faz com que nasça força no coração daquele que precisa sobreviver, apesar tempestades e dos vendavais. Os corações delicados sabem ser bons anfitriões.
Um texto dos monges beneditinos “silvestrini” diz: “Uma vez chegados ao coração do Advento, a liturgia nos leva mais profundamente ao coração da Virgem.
A tomada de consciência da maternidade divina poderia ter feito com que Maria legitimamente mergulhasse em adoradora e solitária contemplação do mistério que está se realizando nela. No evangelho de hoje vêmo-la solícita subir apressadamente rumo à casa de sua prima para prestar-lhes seus humildes préstimos para aquela que estava prestes a dar à luz. Os mistérios de Deus aparecem claramente quando irrigados com o orvalho do amor e da caridade fraterna”
Maria vai apressadamente, pulando de monte em monte, numa imensa alegria. Há muita alegria no texto e na cena descrita. O menino de Isabel saltou de alegria no ventre da mãe... a grande alegria dos tempos messiânicos.
Estamos às portas do Natal. Pouco falta para empurrar a porta da choupana do presépio do frágil menino.
Fonte: franciscanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário