Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

2 de out. de 2009

OUTUBRO: Mês do Rosário



Assim como o alimento é indispensável para o corpo, a oração é essencial para o espírito!


Havia uma senhora muito simples, que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, Tia Teca, conhecida por todos, foi vender suas verduras na casa de um senhor e lá perdeu o Rosário. Passados alguns dias, Tia Teca retornou à casa dele.
Esse veio logo zombar: - Você perdeu seu Deus?
Ela, humildemente, respondeu: - Eu? Perder o meu Deus? Nunca!
Então ele pegou o Rosário e disse: - Não é este o seu Deus?
- Graças a Deus, o senhor encontrou o meu Rosário. Muito obrigada!
- Por que você não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia?
- Por que a Bíblia eu não sei ler, mas com o Rosário eu medito toda a Palavra de Deus e guardo-a no meu coração.
Ele perguntou: - Medita a Palavra de Deus? Como assim? Poderia me explicar?
- Posso sim. - Respondeu Tia Teca, mostrando o Rosário. Quando eu pego na Cruz, lembro-me que o Filho de Deus, pregado na cruz, derramou todo o seu sangue para salvar a humanidade. Este primeiro grão me lembra que há um só Deus Onipotente. Os três seguintes me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. O quinto grão me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, o Pai-nosso.
- É, nisso você tem razão, disse o senhor. Mas a Bíblia não é só isso!
- Certamente que não. Mas lembre-se de que o Rosário tem quatro séries de mistérios, já que João Paulo II acrescentou mais uma série, chamando-os: “mistérios luminosos”. Eles dão especial relevo à vida de Jesus entre o povo. Já os mistérios gozosos refletem sobre a chegada e a infância de Jesus; os dolorosos sobre a paixão e morte na cruz; os gloriosos nos levam a refletir sobre a ressurreição e ascensão de Jesus e a coroação de Maria. Cada quarto do Rosário, que possui cinco mistérios, me faz lembrar as Cinco Chagas de N. S. Jesus Cristo, cravado na cruz. E veja bem, cada mistério tem dez Ave-Marias, que recordam os Dez mandamentos que Deus mesmo escreveu nas Tábuas da Lei que entregou a Moisés. Diga-me agora, meu amigo: onde está a idolatria?
Ele, depois de ouvir tudo isso, disse: - EU NÃO SABIA DISSO. ENSINA-ME, TIA TECA, A REZAR O ROSÁRIO!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário