Os textos e fotografias produzidos pela equipe da PASCOM da Paróquia São José – C. dos Dantas podem ser livremente utilizados, mencionando-se o blog http://www.montedogalo2009.blogspot.com/ como fonte

12 de out. de 2009

NOSSA SENHORA APARECIDA, intercedei por nós!

Hoje, a Igreja Católica celebra no Brasil o dia da Padroeira: Nossa Senhora Aparecida.
No primeiro capítulo do Evangelho de Lucas, encontramos, entre muitas coisas, o nascimento da missão. Após uma experiência profunda de Deus, Maria fica grávida de Jesus. Sua primeira atitude foi ir ao encontro de Isabel, sua prima, que estava no sexto mês de gravidez e sendo de idade já avançada necessitava de ajuda. Maria percorre, portanto, a região montanhosa da Galiléia para auxiliar sua prima levando Jesus dentro de si. Ela como figura da Igreja, inaugurou todo o trabalho missionário realizado pela mesma quando na Eucaristia recebe Jesus e por isso percorre as montanhas do mundo de hoje levando seu auxilio para aquela “Isabel” que esta necessitada da presença missionária daqueles que são portadores de Jesus. Assim na segunda quinzena de Outubro de 1717, Maria visita seus filhos que estão no Brasil. A história é marcada nesse momento, pelo sofrimento do povo brasileiro. O trabalho forçado, a discriminação e muitas outras formas de injustiça social estavam presentes comprometendo a dignidade humana nesta terra de Santa Cruz. Maria se torna solidária com esse povo se colocando na história, como a “Mãe Negra”, aparecendo justamente onde os pobres buscavam o pão material apresentando a eles o pão espiritual.
A Mãe Aparecida, assim, nos convoca a fazermos aquilo que ela fez: - Continuar percorrendo as montanhas do mundo de hoje, onde se encontra sempre uma Isabel precisando de nossa ajuda de cristão, de pessoas que recebem Jesus Eucarístico e por isso tornam-se discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário